Blog
Salva-vidas de Lauro de Freitas recebem capacitação em primeiros socorros
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), promoveu nesta quarta-feira (16/4) um curso de atualização em primeiros socorros para os profissionais responsáveis pelo salvamento aquático no município. A capacitação ocorreu no Cineteatro de Lauro de Freitas, no Centro, das 8h às 17h, reforçando técnicas essenciais para agilidade e eficiência em situações de emergência.
Na abertura do evento, o secretário da pasta, Glauber Moraes, destacou a importância do treinamento e reafirmou o compromisso da gestão em melhorar as condições de trabalho desses profissionais. “Estamos sempre em busca de parcerias estratégicas para aprimorar nossos serviços. Já abrimos o diálogo com o Exército, Polícia Militar, Bombeiros e outras instituições para fortalecer nossa atuação em segurança e ordem pública. Com os salva-vidas não será diferente. Seguiremos trabalhando para resolver os desafios, garantir condições de trabalho e mais segurança à população”, afirmou.
Neste trabalho a prevenção e ação rápida salvam vidas. Henrique Zaram, salva-vidas desde 2020, ressaltou a relevância do conhecimento em primeiros socorros. “Esse treinamento é decisivo para quem lida diretamente com situações de risco. Em Lauro de Freitas, atuamos de forma preventiva, evitando afogamentos e outros acidentes. Mas, quando ocorre uma emergência, estamos preparados para agir rapidamente e minimizar traumas”, explicou.
O coordenador da equipe, Ismael Djalma, enfermeiro emergencista e bombeiro, classificou a iniciativa como estratégica para preservar vidas e reduzir sequelas graves. Ele revelou que, após dois anos sem atualizações, a meta agora é oferecer qualificações trimestrais. “Só em março, registramos 427 ocorrências, a maioria delas de ações educativas da equipe nas praias. Nosso foco é evitar tragédias, mas, se acontecerem, precisamos estar prontos para intervir com precisão”, destacou.
O curso, com carga horária de oito horas, será dividido em duas turmas, com diferentes equipes. Atualmente, 46 profissionais compõem a equipe de salvamento aquático na cidade, reforçando a segurança nas praias. A iniciativa de investir na capacitação contínua desses heróis do dia a dia é um compromisso da administração municipal.
-
Blog6 meses atrás
Rio registra dois casos de sarampo na Baixada Fluminense
-
Blog5 meses atrás
Famílias reagem a veto de terapias hormonais para menores
-
Blog5 meses atrás
Prefeitura dinamiza modo de apresentação de abono de faltas para facilitar o diálogo com o servidor
-
Blog6 meses atrás
Avenida Doutor Gerino de Souza Filho começa a receber Banho de Luz, após ordem de serviço
-
Blog5 meses atrás
Governo planeja conectar todas as Unidades de Saúde Indígena até 2026
-
Blog5 meses atrás
Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal
-
Blog5 meses atrás
São Paulo confirma seu primeiro caso de sarampo em 2024
-
Blog5 meses atrás
Prefeita nomeia subprocuradores do município